Bem-vindos ao GOT7 Brasil, fanbase brasileira dedicada ao boy group da JYP Entertainment.
GOT7 (갓세븐) é um grupo masculino sul-coreano de hip-hop formado pela JYP Entertainment. Os membros foram vistos pela primeira vez em 6 de setembro de 2013 em um programa da M-Net chamado Who Is Next (WIN). O grupo, com exceção de Youngjae, competiu de igual para igual contra os trainees da YG. A exposição precoce os fez ganhar muitos fãs entre os internautas. Em 24 de dezembro de 2013, JYP anunciou que a empresa iria estrear um novo boy group em janeiro de 2014, dizendo que o grupo seria uma equipe de performance especializada em “martial arts tricking”, que é uma forma de artes marciais que combina acrobacias e b-boying. O grupo teve a sua estreia oficial no dia 16 de janeiro de 2014.



[ENTREVISTA] Jackson na Edição de Agosto de 2016 da Revista Cosmopolitan (China)

imd js cosmopolitan

No ‘Go Fridge’, mesmo veterano como He Jiong vai rir com suas piadas, vai cuidar dele, ele brilha por causa de sua honestidade e personalidade 4D. Wang Jia Er, ele é aquele “Gaga-não-tão-puro” fofo e engraçado, que também faz com que nos perguntemos: De onde você é, que tipo de remédio você toma? Nós o vemos brilhar ainda mais no ‘Male Gods Let’s Fight’ e na segunda temporada do ‘Go Fridge’. Oh espere, ele está tentando deixar todos nós obcecados por ele?

Claro, nós nunca podemos dizer “Quem é esse?” na frente do Wang Jia Er, porque ele vai ficar tão indignado! Ele vai fazer o flipping*, ou dançar, ou até cantar, ou “se confessar”, apenas o que ele vai fazer para provar a si mesmo? Quem sabe…..

Sim, esse é um garoto talentoso, não apenas com boa aparência, bem-humorado e alegre, seu talento é viciante!

*N/T: Flipping, neste caso, é um movimento em que uma pessoa dá uma cambalhota no ar enquanto outra a empurra pela lateral do corpo.

✩ Como isso é possível? Como isso é possível?

Como de costume, a abertura de uma entrevista provavelmente será: Nascido em 1994, Wang Jia Er é de uma família esportiva, seu pai é o ex-treinador do time de esgrima, e é agora o treinador do time paralímpico de esgrima, sua mãe é a famosa ginasta Zhou Ping da China. Normalmente, esse garoto de boa aparência também deveria ser um daqueles medalhistas, participando de vários e vários eventos VIP, dando várias entrevistas, imagine aqueles atletas muito conhecidos. Quem sabe, quando ele tinha 17 anos, ele teve um momento decisivo na vida.

JS: “Eu sou Wang Jia Er, você pode me chamar de Jia Jia. (Mas todos os internautas o chamam de Gaga!)

No nosso primeiro encontro, Wang Jia Er fez uma reverência e deu um aperto de mão em todos nós enquanto se apresentava de maneira muito sincera.

Nossa primeira impressão de Wang Jia Er é que mesmo que seja verão, o estúdio é legal o suficiente, mas ele estava mostrando seu músculo sem saber enquanto dava uma espiada nos staffs, todos nós então percebemos que ele é uma criança cheia de curiosidade. Somente depois de algumas horas, ele se tornou tão comunicativo, bem-humorado e fofo, às vezes ele também abria bem seus olhos, e até conseguia fazer várias expressões (faciais) diferentes em apenas 10 segundos….Claro, ele também é muito talentoso!

Vamos voltar para a história do “momento decisivo na sua vida”, desculpe.

JS: “Eu tenho escutado música constantemente desde quando eu era pequeno. Além de me exercitar e estudar, a coisa que eu mais amo é música, fazer minha própria música ou rap. Antes de ir a qualquer competição, a música era a única coisa que me dava a maior energia!”

Durante aquele tempo, Wang Jia Er só conhecia Big Bang e gostava de hip-hop. Ninguém teria imaginado que uma vez, Jackson estava jogando basquete na escola e encontrou um menino coreano que perguntou a ele: “Você gosta de Big Bang! Ah eu sei quem é Big Bang!”. E foi assim que ele conseguiu conhecer Big Bang.

Coisas estranhas continuaram acontecendo uma atrás da outra. Uma vez, um caçador de talentos da JYP visitou a escola do Jackson, o arrastou para um canto e perguntou: “Nós estamos prestes a organizar uma audição, você quer ser uma celebridade?”. Jackson, com um rosto incrédulo e um coração animado, pensou equivocadamente “Uau! A companhia do Big Bang veio me buscar?” (Naquele momento, ele nem sabia a qual companhia o Big Bang pertencia e o quão grande a JYP era) e imediatamente, ele disse, “Sim, sim! Eu irei!”.

Embora ele tivesse participado de competições de talento na escola, naquele momento, Wang Jia Er tinha zero conhecimento sobre a indústria do entretenimento. Ele levou somente sua paixão e sua “habilidade de dança” indeterminada para a audição. Durante a audição, os juízes sugeriram a ele que dançasse, ele ficou confuso, ah? Tem tantas pessoas ao redor, como eu danço?….. Tanto faz, sem tempo para ter vergonha!

JS: “Naquele dia, eu estava meia-hora atrasado para a audição por causa da escola. Havia cerca de 700 pessoas, eu era o último. Depois da terceira rodada, eles me disseram ok, e me pediram para ir para casa e esperar.”

“Eu esperei por 6 meses, sem notícias.” Wang Jia Er então pensou, “Eu, ser um artista, como isso é possível?!”

Depois de 7 meses, a JYP finalmente mandou notícias, “Você foi selecionado para se tornar um artista”, e então todos os contratos começaram a chegar. E naquele momento, o pai do Jackson ficou confuso: imaginavam que seu filho seria treinado como um medalhista na esgrima! Seu filho até entrou em algumas universidades respeitáveis, elas ofereceram a ele bolsa de estudo e imaginavam que ele estudaria psicologia.

 

JS: “As pessoas do círculo social do meu pai disseram então, como é possível que seu filho desista da esgrima?! Um dia, o pai disse de maneira brincalhona, se você ficar em primeiro lugar na Ásia, eu vou permitir que você seja um artista.” 4 meses depois, Wang Jia Er ficou em primeiro lugar no Ásia Junior. “Na verdade, aquele primeiro lugar foi cheio de impossibilidade, porque eu machuquei minha perna um dia antes, eu pensei, apenas deixe tudo de lado, e faça seriamente. Quem sabe…..” Seu pai não pôde deixar de mandá-lo para a Coreia.

Naqueles dois anos sendo um trainee na Coreia, Wang Jia Er enfrentou muitas dificuldades. Primeiramente, ele não entendia coreano, em segundo lugar, ele tinha zero fundamento, em terceiro lugar, a competição. Apesar de todos esses obstáculos que podem quebrar um jovem coração, isso não mudou sua mente.

JS: “Eu pensei nós só vivemos uma vez, sucesso ou fracasso, nós não deveríamos pelo menos dar uma chance? Se não, eu vou lamentar pelo resto da minha vida. Se eu tentar, se eu conseguir ou não, isso não é mais tão importante, com tanto que eu curta fazer isso!”

Wang Jia Er transformou todos esses “Impossível” em “Possível”, todo mundo deve pensar o quão sortudo ele é. Mas, na verdade, ser sortudo nunca é suficiente, seu trabalho duro e seu pensamento positivo também ajudam. Continue lutando! A motivação vem do otimismo e do trabalho duro. Olhe, aquele Wang Jia Er, que chama a si mesmo de “pernas de elefante”, está sorrindo para nós.

 

✩ Garoto honesto, Ga “money-minded*”, o Ga não-tão-puro? Não o subestime. (*N/T: ”Money-minded” é um apelido para aqueles que amam dinheiro)

Como um ariano, mesmo que Wang Jia Er ame aventura, também é alguém que pensa bastante.

JS: “Nós não podemos ser perfeitos em duas coisas ao mesmo tempo na vida, eu tenho que fazer uma escolha, eu gosto de me desafiar, então eu vou apenas ser um bom trainee, eu não posso voltar atrás. Se eu voltar, o que os outros vão pensar?”

Mesmo quando ele tem uma aparência de esperto, alguém que consegue escapar facilmente, ele não faz isso.

JS: “Se eu não praticar algumas vezes a mais do que eles, eu não vou conseguir alcançá-los durante toda a minha vida. Ok, quando eles dormirem, eu pratico; quando eles fizerem uma ação (um passo de dança) uma vez, eu o farei cem vezes, até que um dia, os trainees da JYP começaram um jogo competitivo de variedades, e com aquela chance, eu tive o debut!”

Como o membro chinês do grupo GOT7, Jackson, claro, colocou muito trabalho duro no grupo. GOT7 teve seu debut em 2014, dois anos depois finalmente ficou em primeiro lugar nos programas de música das 3 maiores estações de transmissão, finalmente lançaram sua turnê mundial, essa velocidade também é rápida!

Em 2014, Jackson já ganhou o prêmio de “Best Male Rookie Daesang” do SBS Entertainment Awards; um ano depois, também se tornou o primeiro MC chinês do ‘Inkigayo’. Embora ele tenha começado a fazer o ‘Go Fridge’ no final de 2015, ele então se tornou um dos 4 Grandes MCs do B-channel (Baidu), imagine sua popularidade!

No ‘Go Fridge’, ele trabalhou com o veterano do show de variedade, He Jiong, um garoto fofo, um MC experiente, junto com um time de chefs de boa aparência e vários artistas, o show foi um sucesso.

Wang Jia Er é fofo e inteligente, por causa de sua experiência nos programas de variedade na Coreia.

JS: “Eu sou uma pessoa animada, eu amo fazer amigos, e eu consigo fazer amigos muito facilmente. Embora tenha vezes quando eu me exponho a alguém, e eles não façam o mesmo comigo, eu fico magoado. Mas por causa disso, eu consegui ser MC muito naturalmente.”

Quando ele começou a filmar ‘Go Fridge’ pela primeira vez na China, muitos tiraram sarro do seu mandarim, mas ele é atualmente fluente em cantonês, inglês, coreano e até xangaiês. Depois da 1ª temporada do ‘Go Fridge’, seu mandarim melhorou bastante.

Ele deixou aos internautas uma impressão que é a de Ga “money-minded”, isso também é porque no ‘Go Fridge’, ele correu atrás do Wei Daxun porque Wei tomou seu sorvete, que custou 12 RMB (aprox. R$ 5,85) a ele; quando fala sobre o maknae Bambam do GOT7, embora ele diga que “ele é meu bom irmão”, ele também fica choramingando sobre como ele nunca leva sua carteira junto todas as vezes que eles saem para comer. Ele vai até pedir dinheiro descaradamente ao He Jiong….. Que garoto honesto, com sua personalidade 4D, ele vai até colocar suas roupas na geladeira afirmando que isso pode evitar que as roupas peguem odores.

Na verdade, o contexto da família do Jackson é muito bom, mesmo na época quando ele era um trainee, sua companhia os tratou muito bem também, então por que ele é tão “money-minded”? Ele disse:

JS: “Meus pais me disseram, não é que você não use seu dinheiro, e também não é guardar o dinheiro, mas usar/gastar nas coisas certas. Em áreas nas quais não é preciso gastar dinheiro, você tem que se perguntar por que você precisa daquilo. Se a resposta for razoável, me peça para dar todo meu dinheiro, eu também vou achar que ele vale a pena!”

Uma aparência séria em seu rosto, na verdade, respondeu a pergunta assim, então nós devemos continuar a perguntar: “Então, o lado/a imagem de woori (nosso*) Ga ainda será apresentada na 2ª temporada do ‘Go Fridge’?”.

Vamos simplificar um pouco, Woori Ga: Ele vai perguntar a Zheng Kai**, está atualmente vivendo com (sua) namorada; Chen Xiao**, é pedido (em casamento) na cama***! Só quando He Jiong disse: “Que criança limpa ele é, eu não posso dizer nada (N/T: algo se referindo a coisas sujas)”. Jackson respondeu, “Eu não sou TÃO limpo assim!”. Na verdade, “não limpo” é só “eu também namorei antes”. Realmente faz com que todos os adultos que são “sujos” se batam.

*N/T: ”Woori” é “nosso” em coreano.
**N/T: Zheng Kai e Chen Xiao foram os primeiros convidados do programa ‘Go Fridge’.
***N/T: Jackson pronunciou “barco” (“chuan”) como “cama” (“chuang”) no episódio do ‘Go Fridge’ em questão.

Mesmo no ‘Fresh Sunday’, He Jiong e Wang Jia Er trabalharam muito bem juntos.

JS: “Nós realmente somos próximos daquele jeito na vida real, como todos vocês veem naqueles programas. Mas na vida real, 60% do tempo nós passamos juntos, eu compartilhei meus problemas com o irmão He. Sem choradeira, mas só algumas dúvidas, ele vai me aconselhar já que ele é experiente o suficiente, só então eu não vou entrar no caminho errado.”

O 2016 do Wang Jia Er está cheio de desafios, entusiasmo e aqueles o tornam mais forte!

✩ Não um deus*, mas ainda luta, por causa de talentos!
*N/T: “Deus” em mandarim significa um homem que é perfeito em tudo.

No seu aniversário de 22 anos, ele criou sua própria conta no Weibo, ele recebeu toneladas de comentários em apenas alguns minutos!

Mas ele nos disse pateticamente, “Eu não acho que sou famoso, sempre que eu vou ao aeroporto, as pessoas perguntam, “Quem é ele? O que ele está fazendo?” Toda vez! Bem do meu lado.”.

Felizmente, com todas as coisas legais que os fãs fizeram por ele, ele se sente contente.

JS: “A coisa que mais me preocupa é que, não importa o vento forte ou a chuva, não importa o clima, sempre haverá fãs me esperando no aeroporto, não importa aonde eu vá, quão tarde, há aqueles que dormem (N/T: esperam até adormecerem), vestindo roupas muito finas/muito pequenas durante o inverno, (eles) continuam esperando por mim. Quando eu estava andando, o hyung da segurança acidentalmente empurrou (os fãs), embora eu saiba que eles fazem isso porque querem me proteger, ainda tem um tipo de, ah, tipo, empurrando minhas pessoas, mas incapaz de dizer qualquer coisa, aquele tipo de sentimento, isso só machuca meu coração!”

Nesse verão, ele filmou ‘Let’s Fight’, e ele montou um par “2Wang” com Wang Kai, esse é um par engraçado. Wang Jia Er, que é muito animado, e Wang Kai, que é muito legal e chique, em todos os lugares aonde vão, eles têm alguns momentos engraçados. “Você ficou triste depois de comparar suas pernas com as dele?” nós perguntamos.

Seu rosto se tornou mais amargo muito rápido e disse “Suas pernas alcançam minha cintura!”. Sua expressão nos deixou rir um pouco mais.

Embora ‘Let’s Fight’ tenha sido muito engraçado, ele é um programa cheio de desafios. Nós pensamos que seria mais fácil para Wang Jia Er já que ele participou do ‘Law of the Jungle’ e do ‘Real Men’ antes, mas trabalhando junto com aqueles “deuses”, ele experimentou muito mais do que nós esperávamos.

JS: “Difícil ou não é outro assunto, o principal é que o processo inteiro foi muito divertido. Quem diz que somente o Japão e a Coreia conseguem fazer ótimos (programas) de variedade? A variedade do nosso país (China) também é ótima, nós também conseguimos fazer isso muito bem!” Tal como um garoto patriota.

Olhe para esse garoto talentoso na nossa frente: sabe cantar, dançar, ser MC, também tem senso de variedade, e até (sabe fazer o) flipping; as habilidades em idioma também são ótimas, supostamente com apenas 20 anos de idade, por que (ele) gosta de desafio, tornando a vida tão enriquecida? “Na verdade, o fundamental dos artistas é música, como para outros, é só o que eu gosto/curto. Com tanto que eu goste, eu vou estar disposto a aprender. Se eu não gosto, não importa o quanto eu me force, passar 100 anos também é uma perda (de tempo)!” Ele foi muito claro e racional em sua resposta, como um pequeno gênio, e ainda mais, alguém que trabalha duro.

Porque ele ainda não está satisfeito com seus talentos, continua pensando em “melhorar melhorar melhorar”, assim, para esse talentoso Wang Jia Er, nós ainda podemos esperar mais dele. “GOT7 ainda vai andar pelo mundo se apresentando, e continuando a ter atividades, também tem um pequeno segredo, vocês vão saber quando a hora chegar!”

Pessoal, acordem! Vocês tomaram a droga “talentosa”, e o Wang Jia Er é seu único remédio!

✩ Q&A

C: O que você pensa sobre ‘Male Gods Let’s Fight’? O que é um “male god” (“deus”)?
JS: Todo mundo do ‘Let’s Fight’, menos eu, é deus. Eu sou só eu, não um deus. Honestamente, eu não pareço tão bom assim, não tenho pernas longas, nem tenho a proporção áurea. Eu acho que falta bastante em mim. Eu tenho uma chance de ser deus na próxima vez, mas agora eu não alcancei isso, eu ainda estou trabalhando duro.

C: Diga rápido algo embaraçoso e recente pelo qual você passou, deixe-nos rir um pouco…
JS: Quando eu estava dormindo no hotel, de repente a noona da limpeza entrou, eu pensei que fosse o manager hyung. De maneira grogue, eu disse “Mais 5 minutos”. A noona disse, “Não posso esperar mais, (eu) preciso limpar.”. Eu acordei e dei uma olhada, “Eh?”. Então rapidamente me desculpei.

C: Você não estava com nenhuma roupa?
JS: Claro que eu estava! (O que você estava pensando?)

C: Certo, vamos perguntar sobre o seu tipo ideal.
JS: De mulher? (C: Se não, de homens?) Com tanto que eu goste dela, está tudo bem. Não há um tipo certo. Ela tem que gostar de mim também.

C: Se seu tipo ideal flerta com você, qual é sua primeira reação?
JS: Você tem que ver no momento se eu estou preparado ou não. Eu consigo protegê-la? Eu tenho tempo para passar com ela? Eu posso me responsabilizar por ela? (Eu) penso assim. Eu não posso não ter dinheiro, capacidade e tempo. Desse jeito, eu não posso encará-la.

C: Se seu tipo não ideal flerta com você…?
JS: Aqueles de quem eu não gosto, nós podemos ser amigos.

C: Se você pudesse viajar no tempo, para qual era você gostaria de viajar?
JS: Viajar para o futuro. Eu quero ver como será a Terra em 1000 anos, ainda terá aeroportos? No aeroporto, eles iriam me ver e ainda perguntariam, “Quem é aquele?!”.

C: Posso perguntar como você supera (o problema/o ponto fraco de) ter pernas curtas?
JS: O problema das minhas pernas é que elas já não podem crescer mais. Dizem que as uvas que não podem ser comidas são azedas*. Então, as pernas dos outros não são bonitas se forem muito longas. Eu digo a mim mesmo, minhas pernas estão muito bem.
*N/T: “Dizem que as uvas que não podem ser comidas são azedas” é uma analogia chinesa cujo significado é que, considerando as coisas que uma pessoa não pode ter, eles diriam que elas não seriam boas em primeiro lugar de qualquer forma.

C: Sendo Ga “money-minded”, sua matemática é muito boa, certo?
JS: Eu não sei, soma, divisão, multiplicação, divisão? Eu ainda estou bem…

Para conferir as fotos, clique aqui! :)

Cr. Revista Cosmopolitan China (Ed. Agosto de 2016); 你是我奋不顾身的人
Tradução chn-eng: wangjaqseun; fuckboytuan; Jflawless7116
Tradução eng-ptbr + adaptações: Mimi GOT7 Brasil